Localizada na Marina do Davi, na Ponta Negra, Rua que passa por trás do Hotel Tropical - Manaus/Amazonas

Whatsapp
WebMail

Segunda à Domingo
07h00 as 18h00


Viva Melhor

Visita aldeia indgena




A visita a aldeia Tupé das etnias Desanos e Tucanos é um dos passeios mais comuns para quem visita Manaus. 

 

 

 

Distante 25 quilômetros de Manaus, a aldeia fica na Reserva São João do Tupé, uma das maiores áreas de selva preservadas do Amazonas ao longo do Rio Negro.

 

 

 

Chegando na aldeia, o chefe da tribo nos deu as boas vindas e fomos convidados para entrar na oca principal. Ele é o líder da tribo, responsável por guardar os conhecimentos da tribo e comandar os rituais. O lugar é enorme, chão de terra batida e paredes e teto de sapê.

 

 


Os Desanos estão entre as tribos que foram massacradas pelos exploradores portugueses nos séculos que sucederam a chegada dos descobridores em 1500. E apesar de ser algo para turista ver, essa aldeia tem a responsabilidade de preservar e manter as tradições ancestrais dos Desanos.

 

 


A aldeia não possui energia elétrica, água encanada e tão pouco rede de esgoto. Eles vivem em pequenas ocas e dormem em redes espalhadas por uma área atrás da grande oca.  Durante a visita é feita uma uma pequena demonstração dos rituais típicos. Os índios dançaram, tocaram instrumentos e no fim nos convidaram para a cerimônia. 

 

 

 

Alguns visitantes são escolhidos, pegos pela mão e guiados até o ritual. Um grupo de turistas americanos, embaixo de roupas grossas de cor cáqui transpiram debaixo de chapéus de explorador e vão a loucura com o ritual feito para agradar os olhos e render boas fotos.

 

 

 

Apesar da sensação de banalização, estamos testemunhando a pequena amostra de um ritual centenário. Que era realizado quando uma tribo recebia outra tribo e tudo durava 24 horas sem parar. Rituais genuinamente brasileiros, que existem aqui muito antes da chegada dos europeus.

 

 

 

Se vale a pena visitar uma aldeia indígena no Amazonas? Sim! Com toda certeza, mesmo sabendo que é algo para o turista ver. E na real, é assim em todos os cantos do mundo.





Galeria de Fotos
 




Whatsapp