Localizada na Marina do Davi, na Ponta Negra, Rua que passa por trás do Hotel Tropical - Manaus/Amazonas

Whatsapp
WebMail

Segunda à Domingo
07h00 as 18h00


Viva Melhor

Encontro das Águas




Ver o Encontro das águas, do Rio Negro com o Rio Solimões, é um dos passeios mais famosos para se fazer em Manaus! As águas escuras de um, com as barrentas de outro formam um encontro inesquecível para quem visita o Amazonas.

 

 

 

Para quem não sabe, o Rio Amazonas, o 2º rio mais extenso do mundo (e o maior em vazão), se origina pertinho de Manaus, exatamente com a junção do Rio Negro e Solimões.

 

 

 

Por quase 6 km, as águas barrentas do Solimões se encontram com as mais escuras e densas do Rio Negro criando o Encontro das águas. Ele é, junto com o Teatro Amazonas, umas principais e mais legais atrações de Manaus!

 

 

 

Como falamos acima, o Encontro das Águas do Rio Negro e Solimões, ocorre em frente da cidade de Manaus, por mais ou menos 6 km até se juntarem completamente e formarem o Rio Amazonas.

 

 

 

O fenômeno tem uma explicação geológica e química. Pode parecer complicado mas é na verdade bem simples!

 

 

 

O Rio Negro, vem de uma região mais rochosa e carrega ao longo dos seus 1700 km uma grande quantidade de sedimentos da floresta. Já o Rio Solimões, ocorre numa área de maior erosão, deixando suas águas com cor barrenta.

 

 


A divisão das águas ocorre exatamente por essa diferença de densidades, além de temperatura e velocidade. Enquanto Rio Negro tem 22ºC e corre a 2 km/h, o Solimões tem velocidade de 4 a 6 km/h e uma temperatura de 28ºC.

 

 

Quando ocorre o encontro de ambos na região de Manaus, após quase 6 km a cor barrenta do Rio Solimões que vence, já que o esse tem maior volume de água que o Negro, criando o Rio Amazonas.





Galeria de Fotos
 




Whatsapp